Cursos

Curso "Análise Combinatória e suas Aplicações"

Objetivos Gerais
Com este curso, pretendemos contribuir para o trabalho do professor em sala de aula ao:
Propiciar subsídios que favoreçam uma melhor compreensão do Currículo do Estado de São Paulo e das implicações de uma educação pautada pelo desenvolvimento de Competências e Habilidades;
Compreender a importância do tema Análise Combinatória com base no denominado Princípio Multiplicativo, considerando os termos: Acontecimento, Ocorrência de um acontecimento e Agrupamento de objetos.

Prover ao docente condições de desenvolver sua capacidade de dedução, raciocínio lógico e organizado.

Carga horária
30 horas (20 horas presenciais e 10 horas-atividade).

Período de realização do Curso
De 27/05/2015 a 09/09/2015, com encontros nos dias:
Maio: 27/05/2015.
Junho: 10, 17, e 24/06/2015.
Agosto: 05, 12, 19 e 26/08/2015.
Setembro: 02/09/2015 e 09/09/2015
Critérios de Avaliação
Avaliação dos participantes
Desempenho do docente nas atividades propostas durante o curso;
Comprometimento e realização nas horas-atividade;
Socialização da atividade final;
Frequência.

Conteúdos
Princípio Multiplicativo
Acontecimento
Ocorrência de uma acontecimento
Agrupamento de objeto
Fatorial
Permutações Simples
Permutação com repetição
Arranjos
Arranjos com elementos repetidos
Combinações
Combinações Complementares

O curso se desenvolverá a partir de 10 (dez) encontros presenciais, de 2 (duas) horas cada um, com aulas expositivas, exibição de filmes e apresentações em Power Point, jogos e listas de exercícios que serão resolvidos presencialmente e nas horas-atividade.


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Curso “Estudo dos Números Racionais no Ensino Fundamental"


As inscrições poderão ser efetuadas através do preenchimento do Google Docs, no link:
Local do curso: Diretoria de Ensino Campinas Leste- sala 4
Horário: Período Noturno – Fora do horário de trabalho - às terças-feiras das 19h15 - 21h15
Carga Horária total: 30 horas
Vagas: 45 - com certificação para evolução funcional
Critérios para inscrição dos participantes:
- Estar exercendo a função de Professor de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
- Professores Coordenadores do Ensino Fundamental - Anos Finais, caso tenhamos vagas excedentes.

Regulamento
I – Nome do curso
“Estudo dos Números Racionais no Ensino Fundamental"

II – Apresentação: Breve descrição do curso
O curso tem como proposta orientar acerca do tema “Números Racionais”, por meio de atividades diferenciadas e inovadoras. O trabalho desenvolvido favorecerá a prática docente, tendo como consequência uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem.
III – Justificativa
A partir de Orientações Técnicas realizadas pela Diretoria de Ensino com os Professores de Matemática dos 6os anos, identificamos a necessidade de um aprofundamento do tema Números Racionais em função de solicitações dos próprios professores.
Tal tema foi motivo de insucesso nos resultados das últimas edições das avaliações externas, como a “Avaliação da Aprendizagem em Processo” e o “SARESP”, onde os alunos não atingiram as habilidades requeridas com essa temática.
Vimos a necessidade de abordar esse tema, também a partir do acompanhamento formativo realizado nas Unidades Escolares, onde Diretores e Professores Coordenadores nos relataram dificuldades dos professores em ensiná-lo e de alunos ao aprendê-lo.
Assim, diante da importância dos Números Racionais no Currículo de Matemática,  o Núcleo Pedagógico decidiu promover uma formação buscando mudanças efetivas na prática pedagógica em sala de aula, com um olhar mais efetivo para a aprendizagem do aluno.
O curso focará o tema Números Racionais, com seus diferentes significados em resoluções de problemas e suas representações (fracionária, decimal e percentual), de acordo com o Currículo de Matemática do Estado de São Paulo.
IV – Objetivos Gerais
Com este curso, pretendemos contribuir para o trabalho do professor em sala de aula ao:
ü Propiciar subsídios que favoreçam uma melhor compreensão do Currículo do Estado de São Paulo e das implicações de uma educação pautada pelo desenvolvimento de Competências e Habilidades;
ü Compreender a importância do tema Números Racionais na construção do  conhecimento matemático;
ü Analisar formas de abordagem do tema no Ensino Fundamental.
V – População-alvo
            Professores de Matemática do Ensino Fundamental – Anos finais. 
VI – Vagas oferecidas
40 vagas. 
VII – Inscrição, validação e desistência
As inscrições serão realizadas através do Google Docs, garantindo vaga aos primeiros 40 inscritos, e criando lista de espera para as vagas que surgirem em casos de desistência.

VIII - Carga horária
40 horas (30 horas presenciais e 10 horas-atividade)

IX Período de realização do Curso
De 03/06/2014 a 09/09/2014, com encontros nos dias:


Dias: 03/06/2014; 10/06/2014; 22/07/2014; 29/07/2014
Estudo do conceito de números racionais e de seus significados;
Estudo de representações fracionárias.

Dias: 05/08/2014; 12/08/2014; 19/08/2014; 26/08/2014
Análise de situações de aprendizagem do Currículo;
Estudo de representações decimais e percentuais.

Dias: 02/09/2014 e 09/09/2014
Socialização de atividades realizadas pelos professores, avaliação e encerramento.
X – Critérios de Avaliação
Avaliação dos participantes
ü  Participação nos jogos
ü  Participação nas atividades em grupo
ü  Respostas das atividades individuais
ü  Socialização da atividade final, que será a vivência em sala de aula
Avaliação do curso
    Será feita no decorrer do processo, por meio de pesquisa com os envolvidos, para que se façam adequações ao longo do curso.



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