Curso "Análise Combinatória e suas Aplicações"
Objetivos Gerais
Com
este curso, pretendemos contribuir para o trabalho do professor em sala de aula
ao:
Propiciar
subsídios que favoreçam uma melhor compreensão do Currículo do Estado de São
Paulo e das implicações de uma educação pautada pelo desenvolvimento de
Competências e Habilidades;
Compreender
a importância do tema Análise Combinatória com base no denominado Princípio
Multiplicativo, considerando os termos: Acontecimento, Ocorrência de um
acontecimento e Agrupamento de objetos.
Prover
ao docente condições de desenvolver sua capacidade de dedução, raciocínio
lógico e organizado.
Carga horária
30
horas (20 horas presenciais e 10 horas-atividade).
Período de realização do Curso
De
27/05/2015 a 09/09/2015, com encontros nos dias:
Maio:
27/05/2015.
Junho:
10, 17, e 24/06/2015.
Agosto:
05, 12, 19 e 26/08/2015.
Setembro:
02/09/2015 e 09/09/2015
Critérios de Avaliação
Avaliação dos participantes
Desempenho
do docente nas atividades propostas durante o curso;
Comprometimento
e realização nas horas-atividade;
Socialização
da atividade final;
Frequência.
Conteúdos
Princípio
Multiplicativo
Acontecimento
Ocorrência
de uma acontecimento
Agrupamento
de objeto
Fatorial
Permutações
Simples
Permutação
com repetição
Arranjos
Arranjos
com elementos repetidos
Combinações
Combinações
Complementares
O
curso se desenvolverá a partir de 10 (dez) encontros presenciais, de 2 (duas)
horas cada um, com aulas expositivas, exibição de filmes e apresentações em
Power Point,
jogos e listas de exercícios que serão resolvidos presencialmente e nas
horas-atividade.
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Curso “Estudo dos Números Racionais no Ensino Fundamental"
As inscrições poderão ser efetuadas através do preenchimento do Google Docs, no link:
Local do curso: Diretoria de Ensino Campinas Leste- sala 4
Horário: Período Noturno – Fora do horário de trabalho - às terças-feiras das 19h15 - 21h15
Carga Horária total: 30 horas
Vagas: 45 - com certificação para evolução funcional
Critérios para inscrição dos participantes:
- Estar exercendo a função de Professor de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
- Professores Coordenadores do Ensino Fundamental - Anos Finais, caso tenhamos vagas excedentes.
Regulamento
I – Nome
do curso
“Estudo dos Números Racionais no Ensino Fundamental"
II – Apresentação:
Breve descrição do curso
O curso tem como proposta orientar acerca do
tema “Números Racionais”, por meio de atividades diferenciadas e inovadoras. O
trabalho desenvolvido favorecerá a prática docente, tendo como consequência uma
melhoria no processo de ensino-aprendizagem.
III – Justificativa
A partir de Orientações Técnicas realizadas pela Diretoria de Ensino
com os Professores de Matemática dos 6os anos, identificamos a
necessidade de um aprofundamento do tema Números
Racionais em função de solicitações dos próprios professores.
Tal tema foi motivo de insucesso nos resultados das últimas edições
das avaliações externas, como a “Avaliação da Aprendizagem em Processo” e o
“SARESP”, onde os alunos não atingiram as habilidades requeridas com essa temática.
Vimos a necessidade de abordar esse tema, também a partir do
acompanhamento formativo realizado nas Unidades Escolares, onde Diretores e
Professores Coordenadores nos relataram dificuldades dos professores em
ensiná-lo e de alunos ao aprendê-lo.
Assim, diante da importância dos Números
Racionais no Currículo de Matemática, o Núcleo Pedagógico decidiu promover uma
formação buscando mudanças efetivas na prática pedagógica em sala de aula, com
um olhar mais efetivo para a aprendizagem do aluno.
O curso focará o tema Números
Racionais, com seus diferentes significados em resoluções de problemas e
suas representações (fracionária, decimal e percentual), de acordo com o
Currículo de Matemática do Estado de São Paulo.
IV –
Objetivos Gerais
Com este curso, pretendemos contribuir para o trabalho do professor em
sala de aula ao:
ü Propiciar subsídios que
favoreçam uma melhor compreensão do Currículo do Estado de São Paulo e das
implicações de uma educação pautada pelo desenvolvimento de Competências e
Habilidades;
ü Compreender a
importância do tema Números Racionais na construção do conhecimento matemático;
ü Analisar formas de
abordagem do tema no Ensino Fundamental.
V – População-alvo
Professores
de Matemática do Ensino Fundamental – Anos finais.
VI – Vagas
oferecidas
40 vagas.
VII –
Inscrição, validação e desistência
As
inscrições serão realizadas através do Google Docs, garantindo vaga aos
primeiros 40 inscritos, e criando lista de espera para as vagas que surgirem em
casos de desistência.
VIII - Carga horária
40
horas (30 horas presenciais e 10 horas-atividade)
IX – Período de
realização do Curso
De 03/06/2014 a 09/09/2014, com encontros nos dias:
De 03/06/2014 a 09/09/2014, com encontros nos dias:
Dias: 03/06/2014; 10/06/2014; 22/07/2014; 29/07/2014
Estudo do conceito de números racionais e de seus significados;
Estudo de representações fracionárias.
Dias: 05/08/2014; 12/08/2014; 19/08/2014; 26/08/2014
Análise de situações de aprendizagem do Currículo;
Estudo de representações decimais e percentuais.
Dias: 02/09/2014 e 09/09/2014
Socialização de atividades realizadas pelos professores, avaliação e encerramento.
X – Critérios
de Avaliação
Avaliação
dos participantes
ü Participação nos jogos
ü Participação nas
atividades em grupo
ü Respostas das atividades
individuais
ü Socialização da
atividade final, que será a vivência em sala de aula
Avaliação
do curso
Será feita no decorrer do
processo, por meio de pesquisa com os envolvidos, para que se façam adequações
ao longo do curso.
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